Fundamentos das Ciências Sociais - Aula 6

Modelos básicos da sociedade sociológica: Contribuição de Émile Durkheim

Como vimos na aula anterior Aguste Comte formulou a primeira tentativa de criação de uma "Ciência Social".
Contudo, foi com Émile Durkheim que a sociologia se constituiu como uma disciplina rigorosamente científica ao definir seu objeto e estudo e consagrar-lhe um método de investigação.
Nesta aula vamos estudar a contribuição desse autor para a compreensão dos fenômenos sociais, especialmente no que tange aos fenômenos coletivos.

Objetivos:

- Definir o que é fato social e suas características.
- Listar e classificação dos fatos sociais como normais  e patológicos.
- Identificar o crime como fato social e, através do método proposto por Durkheim
- Reconhecer a noção de consciência coletiva enquanto fenômeno associado às formas de solidariedade social
- Avaliar a influência da sociedade sobre comportamentos.
- Analisar a evolução das formas de organização social (simples e complexas) do ponto de vista dos laços existentes entre o indivíduo e a sociedade (solidariedade social).
- Descrever os mecanismos pelos quais a consciência constrói a gradação dos níveis de patologia social nas sociedades.

Èmile Durkheim

Você sabe quem foi Èmile Durkheim?



Fatos sociais


Em seu livro "As regras do método Sociológico, Èmile Durkheim" define os fatos sociais como:


Estes tipo de conduta ou de pensamento não são apenas exteriores aos indivíduos, são também gerais na extensão de toda sociedade conhecida e dada, são dotados de um poder imperativo e coercitivo que constitui características intrínsecas de tais fatos.
Para Durkheim, a sociedade, como todo o organismo, apresenta estados normais e patológicos (saudáveis e doentios).

Fato social normal

É normal o fato que não extrapola os limites dos acontecimentos mais gerais de uma determinada sociedade e que refletem os valores e as condutas aceitas pela mair parte da população.
Por isso, em sua concepção, o crime é considerado um fato social normal, porque pode ser entendido como necessário (útil) para uma sociedade, pois, se a consciência coletiva (moral) fosse excessiva  se cristalizaria e a consciência individual inovadora não se manisfestaria.
Desse modo, onde o crime existe os sentimentos coletivos estão no estado de maleabilidade necessária para tomar nova forma:
ele representa um fato social que integra as pessoas em torno de uma conduta valorativa, que pune o comportado considerado nocivo, que fere a consciência coletiva.

Quando os sentimentos coletivos são fortemente atingidos, algumas ofensas passam de faltas morais para  delitos e crimes. É por essa lógica que ele irá avaliar o castigo imposto não como forma de acabar com o crime, mas sim para mantê-o na taxa social "média".

 De perto ninguém é normal...


"Mas eu também sei ser careta
De perto ninguém é normal
Às vezes segue em linha reta
A vida, que é meu bem, meu mal."

Trecho da música "Vaca Profana" de Caetano Veloso.

Fato sociológico

Você já ouviu falar em "Fato social patológico"?

É todo fato que extrapola os limites aceitos pela consciência coletiva vigente em uma sociedade, é o comportamento tido com desviante. São fatos que põem em risco a harmonia e o consenso representa um estado mórbido da sociedade. Eles são transitório e excepcionais, assim como as doenças.

Normalidade x Patologia

O que é normal? Quais os parâmetros estabelecidos para diferenciar o "normal" do "anormal"?
É importante que você tenha em mente que o conceito da normalidade é discutível. O que chamamos de "normal" varia de sociedade para sociedade.

Segundo Richard Miskolci:


Em seu livro " Da divisão do trabalho social" Durkheim definiu consciência coletiva  ou consciência comum como..."O conjunto de crenças e de sentimentos entre os membros de  uma mesma sociedade" Ele afirma que forma um sistema determinado que tem sua vida própria:

"Sem dúvida, ela não tem como substrato um órgão único; é, por definição, difusa, ocupando toda a extensão da sociedade; mas nem por isso deixa de ter características específicas, que a tonam uma realidade distinta. Com efeito, ela independente das condições particulares em que se situam os indivíduos. Estes passam, ela fica. É a mesma no Norte e no Sul, nas grandes e pequenas cidades, nas diferentes profissões por outro lado, não muda em cada geração, mas ao contrário, liga as gerações que se sucedem. Portanto, não se confunde com as consciências " particulares, embora se realize apenas nos indivíduos. É tipo psíquico da sociedade, tipo que tem suas propriedades, condições  de existência, seu modo de desenvolvimento, exatamente com os tipos individuais, embora de outra maneira.

Pode ser verificada em fenômenos coletivos típicos, expressos através de uma forma de consciência que contrapõe individuo/sociedade. As torcidas organizadas e os grandes festivais de música, por exemplo, representam fenômenos coletivos típicos, expressos através de uma forma de consciência que contrapõe indivíduo / sociedade.


Anomia 

É a ausência, desintegração ou inversão das normas vigentes em uma sociedade, nesta caso, a consciência "perde" os parâmetros de julgamento da realidade.

Ela vai acontecer em momentos extremos, tais como guerras, desastres ecológicos, econômicos etc.

Divisão do trabalho social


É  a organização da sociedade em diferentes funções, exercidas pelos indivíduos ou grupos de indivíduos. Nas sociedades mais simples predomina a divisão social do trabalho, baseada principalmente em critérios biológicos de sexo e idade. Essa divisão parece decorrer de uma extensão analógica das diferenças naturais de funções entre membros  de uma grupo, Durkheim classifica a forma de solidariedade social desse tipo de sociedade como solidariedade mecânica.

Nas sociedades mais complexas, em especial quando tem início o desenvolvimento da agricultura, a sedentarização e o sistema de propriedade privada, surge uma divisão especial mais complexa, com a criação de novas funções sociais. A indústria foi o sistema produtivo que mais desenvolveu a divisão  social do trabalho, criando uma imensa gama de funções e atribuições diferenciadas. Durkheim classifica a forma de solidariedade social desse tipo de sociedade como solidariedade orgânica.

Atenção

 A divisão do trabalho envolve sempre uma divisão não só de funções, mas também de privilégios, regalias e poder.






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